Famílias agroecologistas voltam a realizar encontros dos grupos de certificação no Oeste Catarinense!

 

O processo de certificação da Rede Ecovida teve forte impacto negativo no período da pandemia de Covid 19, os encontros foram cancelados, as visitas desmarcadas e os agricultores ficaram desassistidos por um longo período. Contudo, instrumentos como prorrogação do prazo de vencimento dos certificados e autodeclaração da conformidade orgânica foram fundamentais para que as famílias pudessem continuar comercializando seus produtos com o selo de orgânico. Atualmente, ainda com vários cuidados, as famílias estão voltando a se reunir.

No dia 09 de março, o grupo “Verde Alegre”, que possui famílias dos municípios de Planalto Alegre e Guatambú realizaram uma reunião na unidade de produção da família Bresolin. Na oportunidade a agricultora Pahola Baptista Cassol, que já possui sua unidade certificada explicou para o grupo sobre a importância do Plano de Manejo e do Caderno de Campo para a organização da produção e a obtenção do selo da Rede Ecovida. Posteriormente o Eng. Agr. Ivan Tormen do Cepaf/Epagri, ministrou uma mini oficina sobre a produção de “Água de Vidro”.

Já no dia 10 do mesmo mês, o encontro ocorreu no grupo “Caminho Alternativo”, de Coronel Freitas. Na ocasião. os membros do grupo, juntamente com a equipe de ética do núcleo Oeste Catarinense da rede Ecovida, visitaram a unidade de produção agroecológica do jovem casal Elizete Fagundes e Dirceu Battaglia. O objetivo da visita foi verificar a conformidade orgânica para assim autorizar a continuidade do processo de certificação. A família cumpriu todos os requisitos e, em breve, estará com a certificação concluída.

Os encontros fazem parte de uma programação dos grupos para realizar a certificação participativa em rede. O maior objetivo desses encontros é possibilitar que as famílias se conheçam, troquem experiências e avancem no sentido de uma maior ecologização das unidades de produção até a possibilidade da certificação.

Vários são os atores locais envolvidos no processo de assessoria e organização dos agricultores, como os escritórios locais da Epagri, os sindicatos da agricultura familiar, as cooperativas locais da agricultura familiar, entre outras entidades envolvidas diretamente com a agroecologia e produção orgânica.

A Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense APACO é a entidade representativa dos grupos do Oeste Catarinense na Rede Ecovida e realiza o processo de animação dos grupos e organização da documentação necessária para que a certificação ocorra.  No momento atual, APACO conta com um Engenheiro Agrônomo que contribuirá na assessoria direta aos sete grupos de agricultores vinculados ao Núcleo Oeste Catarinense da Rede Ecovida.