Nossa História

Você está aqui

HISTÓRICO DA APACO

A Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense - APACO é uma organização não governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é estimular e assessorar o desenvolvimento da agricultura de grupo na região Oeste de Santa Catarina. É formada e dirigida por grupos de agricultores do tipo familiar que se organizam e desenvolvem suas atividades de forma cooperada, a partir das suas próprias experiências em comunidades.

A Apaco tem sua sede no município de Chapecó, foi fundada em 20 de novembro de 1989, fruto de uma longa história de organização dos pequenos agricultores da região Esta objetiva enfrentar as enormes dificuldades impostas pelo modelo de desenvolvimento agrícola e agrário vigente no país, cujas conseqüências mais marcantes são a concentração da terra e da renda, a exclusão de uma grande parcela de pequenos agricultores da atividade agrícola bem como a degradação e comprometimento dos recursos naturais. A APACO surgiu em meio a este contexto, com apoio decisivo do movimento sindical, popular e da igreja, com o objetivo de buscar alternativas para o agricultor familiar. Estas alternativas devem significar não só a melhoria das condições de vida, mas também, a discussão de um novo modelo de desenvolvimento, baseado na cooperação entre as unidades de produção familiar, na solidariedade, na independência dos agricultores em relação à agroindústria, no uso de tecnologias que reduzam o custo de produção, preservem os recursos naturais e melhore as condições de trabalho do agricultor.

A Apaco busca a participação efetiva das organizações sindicais e movimentos populares no desenvolvimento da cooperação dos órgãos de pesquisa e assistência técnica do Estado, como também das prefeituras municipais. Articula-se com uma rede de Organizações Não-Governamentais no Estado, na região sul do país, a nível nacional, além de outros organismos como a nível internacional.

Para avançar na construção desta proposta, a APACO tem na sua origem e adota como estratégia de ação, a organização dos agricultores em Grupos de Cooperação Agrícola - GCA’s. Possui, 85 grupos, que são filiados a Apaco e mais 60 sendo assessorados de forma indireta e esporádica buscando sua filiação. Hoje são mais de 100 grupos sendo assessorados pela APACO dentro de seus programas.

 

OBJETIVOS DA APACO

Seus objetivos são ser um instrumento de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para a construção de um novo modelo de agricultura, com base na cooperação das unidades de produção familiar, para adoção de programas baseados na agroecologia, na geração de trabalho e renda, na solidariedade e na sustentabilidade. Estas iniciativas servem de suporte para implantar políticas públicas.

 

PRINCÍPIOS DA APACO

Pauta-se pelos princípios a democracia e participação dos agricultores em todo o processo decisório e incentiva a adoção do enfoque agroecológico nas atividades agrícolas. Tem como princípio a intervenção em toda a cadeia produtiva como instrumento para construir uma relações produtivas e de trabalho democráticas.

 

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELA APACO

a) Gestão Agrícola Associativa, com o objetivo capacitar agricultores e técnicos para a gestão sustentável dos GCAs e das propriedades familiares, para implantar instrumentos de gestão agrícola associativa. A gestão agrícola compreende os elementos de planejamento, organização, direção e controle.

b) Agroecologia objetiva a sustentabilidade das propriedades familiares através da busca da sua independência, auto-sustentação e equilíbrio com o meio ambiente e a capacitação técnica dos agricultores para o seu uso, confrontando-se desta forma com o modelo agropecuário vigente. O trabalho se concentra em três áreas, e tem como processo a Rede Ecovida.

c) Agroindústria Familiar de Pequeno Porte, objetiva agregar valor à própria produção dos agricultores familiares, fortalecendo as atividades ligadas a agricultura e não agrícola dos GCA’s. Trabalha com pequenas unidades rurais, descentralizadas, de transformação e/ou beneficiamento dos produtos artesanais e agroecológicos, atendendo a mercados locais e/ou regionais. Atua de forma descentralizada em forma de rede onde criou a Unidade Central das Agroindústrias Familiares do Oeste Catarinense.

d) Comercialização Justa objetiva reduzir a ação dos intermediários ao longo da cadeia de comercialização, onde os produtos comercializados são fruto da responsabilidade social e da sustentabilidade na agricultura. Para isso criou um rede de cooperativas familiares com 9 (nove) cooperativas ligadas a comercialização de produtos industrializados e “in natura”.

e) Assistência Técnica objetiva garantir assessoria técnica aos grupos de cooperação á nível local. Para isso, busca-se através de negociações, princípios, e programas conveniar municípios, cooperativas e grupos para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

f) Crédito Solidário visa motivar e assessorar os agricultores na discussão e constituição de cooperativas de crédito rural e urbano e instituições de microcrédito. Constituindo-se num importante instrumento de organização da poupança dos agricultores, captação e repasse de recursos desde locais até internacionais.

g) Capacitação e Intercâmbio objetivo trocar experiências entre agricultores, organizações e instituições pesquisa realizando intercâmbios, estágios e assessoria.

h) Agroturismo objetiva apoiar e organizar experiências de agroturismo com objetivo de complemento e melhoria da renda das propriedades familiares. Atua complementando atividades agrícolas com as não-agrícolas.

i) Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário visa realizar trabalho de animação de processos de desenvolvimento local na estruturação de propostas alternativas de desenvolvimento, construídas a partir da lógica das necessidades.

 

PÚBLICO PRIORITÁRIO

Agricultores familiares, trabalhadores urbanos e moradores de bairros populares e suas organizações.

 

ASSESSORIAS PERMANENTES

  • A Fetrafsul/Cut no fomento da organização da Agricultura Familiar, em seus programas de Capacitação de agricultores como o Programa Terra Solidária, no Desenvolvimento do Programa Agricultor para Agricultor (construindo instrumentos de assistência técnica) por processos de intercâmbios acompanhados e no acompanhamento do programa de produção de sementes crioulas;
  • Assessoria a criação, capacitação e gestão da Associação de Agroturismo de Chapecó com 26 unidades de agroturismo (atividades não agrícolas);
  • Assessoria na área de produção e planejamento das Cooperativas do Sistema Cresol da região oeste de Santa Catarina (Cresol Seara, Cresol Chapecó, Cresol Formosa do Sul, Cresol de Santiago do Sul, etc.) e também em metodologia e capacitação na formação de novas cooperativas do Sistema;
  • Assessoria a UCAF (Unidade Central de Apoio as Agroindústrias Familiares do Oeste Catarinense) e gestão de suas 50 agroindústrias familiares. Elaboração do projeto técnico de novas agroindústrias, implantação das agroindústrias familiares e na prestação dos serviços junto aos agricultores familiares como Controle de Qualideade, Controle da produção da matéria prima, legalização junto aos órgão competentes, assinatura de responsabilidade junto a órgão de classe como CRMV, marketing, código de barras, marca, etc. Dentre os empreendimentos foram implantandos e consolidades 5 camping (áreas de lazer) (Sol de Verão/Seara, Chico Mendes/Formosa do Sul, Francischetto/Nova Itaberaba, Tibola/Coronel Freitas e Tropero velho/Chapecó)
  • Assessoria na elaboração de planos municipais de desenvolvimento rural e implantação de programas na produção (agroecologia, agroindústrias, comercialização, etc), para prefeitura de Constantina/RS, Chapecó/SC, Coronel Martins, Arvoredo, Jupiá, Xavantina,
  • Assessoria e fomento a implantação e verticalização das cooperativas de leite da região oeste catarinense. Montagem do Consórcio do Leite (Cooerativa do leite de Irati/SC, Formosa do Sul/SC, São Lourenço do Oeste, Jupiá, Coronel Martins, Passos Maia e Arvoredo);
  • Assessoria a 34 pomares de laranja agroecológicos, certificados pela rede ecovida e pela ECOCERT com fins de exportação do suco para o mercado justo europeu;
  • Assessoria na gestão e montagem das filiais das cooperativas familiares de Chapecó, Cordilheira Alta, Campo Erê, Seara, Concórdia, Guaraciaba, São Miguel do Oeste e Paial);
  • Implantação de programa de Gestão ambiental Rural com vistas ao desenvolvimento sustentável na bacia do Rio Ariranha (Ipumirim, Seara, Xavantina, Arvoredo e Paial), em convênio com a MMA/FAO.
  • Assessoria ao Desenvolvimento Local no Oeste Catarinense no período de 2001 à 2003, convênio BNDES/PENUD

 

ENTIDADES PARCEIRAS DA APACO

  • CAPA centro de - (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – Erechim/RS);
  • CEPO (Centro de Educação Popular, Erechim/RS)
  • DESER -(Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais Curitiba - PR)
  • EMBRAPA - (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Concórdia/SC)
  • EPAGRI - (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural/SC)
  • CEPAF: Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar;
  • UNOCHAPECÓ: Universidade Comunitária de Chapecó;
  • ASCOP (Associação das Cooperativas do Leite de Santa Catarina, Formosa do Sul/SC)
  • FETRAF/SUL/CUT - (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar/ RS, SC e PR)
  • BANCO DO POVO (Associação de Crédito Comunidade do Futuro)
  • CRESOL - (Cooperativa de Crédito com Interação Solidária/Francisco Beltrão/PR)
  • MISERIOR
  • CENTRO VIANEI (Centro Vianei de Educação Popular, Lages/SC);
  • UCAF (Unidade Central das Agroindústrias Familiares do Oeste Catarinense, Chapecó/SC);
  • Associação REDE ECOVIDA (Rede Ecovida de Certificação Participativa);

Sobre nós

A APACO - Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense - é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos. Fundada em 20 de novembro de 1989, com sede em Chapecó, tem como objetivo estimular e assessorar o desenvolvimento da agricultura de grupo na região Oeste de Santa Catarina...

 

login administrador

 

Entre em Contato

  • Endereço:Rua: Porto Alegre, 223 E, sala 02, Chapecó, SC.
  • Telefone: 49 3322-0154
  • Email: apaco@apaco.org.br